terça-feira, 29 de novembro de 2011

Texto e Infográfico sobre o Rio Araguaia, CONHEÇA!





O Rio Araguaia (Rio das Araras Vermelhas em tupi)  nasce no estado de Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas.Em seu percurso, tem-se um dos mais ricos e variados ecossistemas do Brasil, terras cuja biodiversidade engloba os biomas do Cerrado e da Amazônia. 
O rio faz a divisa natural entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins(formando o famoso Bico do Papagaio do nosso estado quando se encontra com o Rio Tocantins) e Pará. Possui uma extensão de 2.114 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Porém vem sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória que tem diminuído o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova. Com mais de 2 mil quilômetros de extensão e riquezas naturais inesgotáveis, o rio é um dos mais belos do país, que serve de pano de fundo para a nova novela das seis.
Nasce entre os buritis, no alto da serra do Caiapó, e logo se transforma na divisa entre Goiás e Mato Grosso. E sempre nessa sina de ser rio-fronteira, segue adiante marcando também os limites entre os estados de Tocantins e Pará. Só então, depois de percorrer 2.115 km, é que ele deságua no irmão, o rio Tocantins.
Mutante, o Rio Araguaia tem seus contornos alterados durante o ano, esculpidos ora pela seca, ora pelas chuvas. Quando suas águas baixam, ganha praias belíssimas e ares de balneário; quando transborda, inunda tudo, se alarga.
Em seu percurso, tem-se um dos mais ricos e variados ecossistemas do Brasil, terras cuja biodiversidade engloba os biomas do Cerrado e da Amazônia. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conheça Natividade, uma das cidades das Serras Gerais do TO


Natividade ainda guarda as marcas do período da escravidão, quando chegou a ter mais de 40 mil homens em cativeiro, trabalhando na exploração do ouro.
De acordo com as lendas do lugar, suas paredes guardam grandes fortunas em ouro, que era abundante na região e que, ainda hoje, é encontrado nas pedras que calçam as ruas.
Natividade conserva ruas estreitas e antigos casarões, com arquitetura de influência portuguesa e francesa. Em 1987, seu centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O artesanato do local é feito à base de palha de buriti (esteiras e chapéus) e barro (potes). Entre as comidas típicas destacam-se a produção de doces de mamão, caju e buriti.

Quibebe de carne seca com mandioca picada, frango cozido com guariroba, frango assado e arroz com pequi são algumas das delícias da região. Também, tradicionais da região, temos o biscoito amor-perfeito, licores de frutas típicas do cerrado e a produção artesanal de jóias.
Entre as principais danças folclóricas destacam-se a sússia e a catira, apresentadas em eventos religiosos e apresentações culturais.

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Ruínas da igreja
(FOTO: Blog Foco Turístico)

Igreja do século XVIII, construída pelos escravos, que não chegou a ser concluída. Da sua estrutura original restaram apenas as paredes laterais e o arco da entrada principal, totalmente feitos de pedra.
As ruínas encontram-se em bom estado de conservação. Por não possuir teto, o que possibilita um ambiente ao ar livre, a igreja abriga apresentações artístico-culturais da região como, por exemplo, a sússia – dança local típica, herdada dos escravos e que representa um jogo de sedução entre casais.

 

Igreja de Nossa Senhora da Natividade (Igreja da Matriz)

(FOTO: Site oficial de Natividade)

A igreja data de 1759 e apresenta uma arquitetura simples, em estilo colonial. O altar é feito de madeira, pintado de azul e a igreja possui, ainda, dois sinos de cobre.

 

Centro Bom Jesus de Nazaré (Sítio Jacuba)

Destaca-se pelas construções presentes em seu terreno. A sua estrutura é composta por várias formações em rocha, imitando seres humanos, magos, pássaros gigantes e figuras estelares e geométricas. O local é considerado místico por estudiosos e pelos próprios moradores da região,

 

Romaria do Bonfim

É a maior e a mais tradicional festa religiosa do Estado do Tocantins, que recebe uma média de 60 mil fiéis vindos de diversas regiões do Estado. A festa de Nosso Senhor do Bonfim acontece de 7 a 17 de agosto, no povoado de Bonfim, a 24 km de Natividade.
É comum ver os romeiros atravessando, de joelhos, os 24 km revestidos de cascalho que separam o povoado da cidade de Natividade, em uma impressionante demonstração de fé e resignação. A origem da Romaria remonta aos primeiros focos de surgimento de Natividade. O local teria sido um santuário criado por fiéis ou um núcleo missionário dos carmelitas ou dos jesuítas.

 

Ruínas da cidade velha



A cidade velha foi o núcleo que deu origem à cidade de Natividade, no início do século XVIII. As trilhas que levam às ruínas só podem ser percorridas a pé, com o acompanhamento de um guia, por se tratar de uma região de garimpo de ouro ainda semi-ativo.

 

Festa do Divino

É realizada há mais de um século. No domingo do Espírito Santo, o grande dia, o Imperador, personagem central da festa é conduzido ao altar da Igreja Matriz, onde assiste a celebração da missa. De lá, parte-se para uma grande festa regada a doces, bolos e bebidas na casa do Imperador. A crença diz que o Divino acaba com a fome, com a guerra e que sua bandeira traz bençãos, fortuna e alegria para a comunidade.

Retirado do Site Oficial do Governo Estadual
© Governo do Tocantins 2011 - Todos os Direitos Reservados

sábado, 26 de novembro de 2011

Ilha do Bananal: a maior ilha fluvial do mundo é no TO


A maior ilha fluvial do mundo se encontra no Tocantins. Ao todo, ocupa um espaço de 20 mil Km² de extensão, considerado um dos santuários ecológicos mais importantes do país, onde convivem os ecossistemas de cerrado e floresta Amazônica.
Em seu território pode ser vista uma rara diversidade de animais e plantas. Quanto a fauna encontra-se a onça-pintada, boto, garça-azul,tartaruga da Amazônia, etc. Quanto à flora, você pode observar tanto orquídeas terrestres e ipês quanto as espécies típicas de matas ciliares e regiões alagadiças.
Grande parte da ilha está dividida em duas áreas de reserva ambiental: o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia, que abriga indígenas das etnias Carajás e Javaés. 
A ilha se localiza entre os rios Araguaia e Javaés e fica com até 80% de sua área inundada no período de chuva, de setembro e março.
Infelizmente o lugar tem pouco suporte aos turistas, além de ser de difícil acesso. O melhor meio é o uso de barcos, porém, por se tratar de área de preservação, todos os barcos necessitam de autorização do IBAMA. Da mesma forma, para a visitação das tribos indígenas locais, é preciso autorização da FUNAI.
Apesar de toda a dificuldade, o esforço é compensado pelas maravilhosas praias formadas as margens do Rio Araguaia.


Praia na Ilha do Bananal, no Rio Araguaia

Mapa do Tocantins, observe a Ilha do Bananal no canto inferior
esquerdo do estado
Praias ao norte da ilha
Não perca a oportunidade de conhecer a Ilha do Bananal, essa maravilha da natureza e do nosso estado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

...ainda falando do Hot Park: Conheça A PRAIA DO CERRADO

...ainda falando do Rio Quente Resorts, ao lado do Hot Park, encontra-se a famosa Praia do Cerrado, maior praia artificial (com ondas leves) e água quente natural do mundo. Apesar de ser artificial, a Praia do cerrado é um lugar deslumbrante que conta inclusive com areia para dar o máximo de veracidade possível. É uma paisagem maravilhosa que conta ainda com Bares aquáticos (Piers), Quadras de Voleyball, Beach Soccer, Rodeada por Coqueiros, Pedras, uma espécie de Chalé na areia da praia onde pode ser alugado para descanso e afins e várias outros detalhes que tornam o cenário ainda mais belo. 
A praia do Cerrado recebe desde 2009 a Copa Latina De Beach Soccer que acontece anualmente e é transmitida pela Rede Globo. 
É uma piscina artificial que não é muito funda, dando maior segurança as crianças e outras pessoas que não sabem nadar.
No ingresso para o Hot Park já está incluída a Praia do Cerrado e o almoço no restaurante do Resort. Nele, você come quantas vezes quiser e recarrega seu copo de refrigerante quantas vezes quiser também, fora as várias opções de sobremesa que você pode desfrutar ao final da refeição.









*texto adaptado da Wikipédia.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Conheça Hot Park e Rio Quente Resorts


As fontes de águas termais do Rio Quente Resorts estão situadas nas proximidades das coordenadas geográficas 48º46’00” de longitude Wgr e 17º46’00” de latitude sul, no município de Rio Quente, Goiás ou seja em uma das localizações mais centrais do país.
• Seu clima é classificado como sendo Aw (Koeppen), que corresponde a clima com chuvas de verão, tropical chuvoso de savana, quente e úmido e inverno seco. Assim, o sol se faz presente em cerca de 2.600 horas/ano e pouco varia dessa marca, sendo que a umidade relativa do ar fica em torno de 68%. A temperatura média anual é da ordem de 27ºC, com médias mensais de 23ºC a 32ºC.

• Os índices pluviométricos variam em torno de 1.500 mm/ano, com mais de 60% das chuvas ocorrendo entre os meses de novembro e março, sendo que o trimestre dezembro/fevereiro é o mais chuvoso.

• O Rio Quente Resorts é uma imensa área verde de 49,7 hectares, com 1.130 metros de comprimento por 440 metros de largura, com bosques, vegetação nativa e áreas ajardinadas, tendo a sua volta terras e fazendas com mais de 1.200 hectares destinados à agropecuária.

• Além destas nascentes, dentro do Rio Quente Resorts, encontramos bem acima das nascentes termais e rumo ao alto da Serra de Caldas, uma límpida e considerável nascente de águas frias, que jorra encosta abaixo até juntar-se ao Rio Quente (logo após as piscinas).


  • 49,7 hectares: área total do complexo, equivalente a 497 mil m²;
  • 18 nascentes garantem 6,5 milhões de litros de água/hora, a 37,5° C;

  • Anexo ao Hot Park – o maior parque aquático da América do Sul;
  • 23°C: É a temperatura média da região. O que significa calor o ano todo;

  • 68%: É a umidade média relativa do ar;
  • 360 dias de eventos por ano;
  • Piscinas, saunas e ofurôs naturais abertos nas 24 horas do dia.


    PRINCIPAIS ATRAÇÕES do HOT PARK



Acqua River - O turista desce por um dos 3 toboáguas com bóias ou
tapetes. Ele passa ainda no meio de árvores e desemboca em piscinas
de águas quentes.
Clubinho da Criança - Com piscinas especiais para que
as crianças brinquem em segurança. DESTAQUE para o 
balde gigante, que quando enche de água despeja
nos banhistas.



Giant Slide - Escorregador gigante com bóias que termina em uma piscina.
Mede 22,2 m e os turistas descem de bóia.

Half Pipe - Com 13 metros de altura e forma de U, é 
o maior escorregador do Brasil e se assemelha a uma
pista de skate.
Lazy River - Descida lenta e relaxante por um rio artificial de 238 metros que cobre
praticamente todo o clube. Cada turista vai em uma bóia.



Quer conhecer mais? Visite nossa barra de vídeos do lado direito e inferior da tela!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pantanal matogrossense

O Pantanal é hoje um dos destinos brasileiros mais procurados pelo turismo nacional e internacional. Há uma grande infra-estrutura para atender as mais diversas exigências de diferentes clientes. Por ser uma área muito complexa, a viagem ao Pantanal deve ser muito bem planejada. Evite de marcar os passeios ecológicos nas próprias cidades do Pantanal, agendando o roteiro com antecedência, junto a seu agente de viagens. Existem algumas maneiras de se explorar o Pantanal, entre estas:



1) Cruzar parte do Pantanal de barco. Existem diversas operadoras que oferecem este serviço. Para quem gosta de pesca, existem excursões especializadas em pesca. Estes passeios proporcionam a vista de belos animais como as aves, as capivaras, as ariranhas, as capivaras, os jacarés, etc. Por seguranças as pessoas devem usar coletes salva-vidas.


2) Fazer uma excursão de jipe, acampando em meio à selva. Existem diversas operadoras oferecendo este tipo de tour (safári terrestre), que geralmente dura 5 dias e onde o turista consegue ter maior contato com a flora e fauna local. Estas excursões também podem ser feitas a cavalo. 


3) Hospedar-se em uma fazenda, e, a partir desta, fazer passeios de barco, jipe, cavalo e a pé. Algumas destas fazendas estão em regiões bem remotas do Pantanal, e o translado até as mesmas é feito de avião mono-motor.


4) Alugar um jipe e cruzar o Pantanal por conta própria. Esta opção só se aconselha na época da seca e para jipeiros experientes. 




*texto adaptado de: http://www.colorfotos.com.br/pantanal/turismo.htm & http://www.pantanalviagens.com.br/?index=pantanalpasseios


Siga-nos nos Twitters @Ricanato e @Jalapao_TO
WWW.RICANATO.COM.BR

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Jalapão em vídeos

Globo Repórter completo de 10/06/2011 
Todos os direitos reservados a Rede Globo

(Todos os direitos reservados a TheHHattori)



Conheça o Jalapão pessoalmente com nosso pacote especial JALAPÃO 360°
Clique na imagem abaixo e conheça o site oficial!




Siga nosso Twitter @Jalapao_TO

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Algumas curiosidades do mundo Disney


  • Você sabia que só pode haver um único Mickey por parque num dado momento? Ou seja, se você estiver vendo o Mickey em algum lugar do parque, esteja certo que em nenhum outro lugar outro Mickey poderá ser encontrado. Se houver a necessidade do Mickey aparecer em outro lugar, como numa parada, por exemplo, o anterior terá que ir para os bastidores para sair das vistas do público primeiro. Isso tem o intuito de não destruir a fantasia das crianças de que aquele é o verdadeiro Mickey, e não apenas um ator vestindo uma fantasia.
  • Você sabia que o Magic Kingdom foi construído de tal forma que em nenhum ponto do parque seja possível ver "o mundo lá fora", nem mesmo do ponto mais alto de uma atração, como numa montanha russa, por exemplo? Isto para possibilitar a total imersão dos visitantes num outro mundo que é a Disney.
  • Você sabia que o chão que fica na entrada do Magic Kingdom é vermelho para simbolizar que a Disney recebe seus visitantes num tapete vermelho, e estas possam se sentir especiais?

Espaçonave Terra, símbolo do EPCOT

  • Você sabia que o castelo da Cinderella em Orlando é o local mais fotografado do mundo?
  • Você sabia que a Main Street USA é levemente inclinada, de modo que ao entrar você estará subindo a ladeira, e ao sair, descendo? O intuito é que entrando no parque no inicio do dia, o visitante terá ao fim da Main Street ladeira acima, a grata recompensa de chegar no Castelo da Cinderela. E ao fim de um longo dia, saindo do parque, o visitante terá ladeira abaixo sua caminhada menos cansativa.
  • Você sabia que na Disney não há "funcionários" e sim "Membros do Elenco"? Não importa se eles são de fato atores, seguranças, ou responsáveis pela manutenção, etc. Assim como os visitantes, lá são chamados de "convidados".
  • Você sabia que ao andar no parque Magic Kingdom, você não estará de fato no chão, mas no segundo andar? De fato, o parque foi inteiramente construído acima dos chamados "utilidoors" que é uma rede de corredores localizada no subsolo (na verdade o verdadeiro térreo). De lá os "membros do elenco" (funcionários) podem se deslocar entre qualquer área do parque sem serem vistos. Lá está também localizada todo o controle e administração do parque.
  • Você sabia que só o estacionamento do Magic Kingdom de Orlando é maior que toda a Disneylândia da Califórnia?
  • Castelo da Cinderella
    (FOTO: Disneymania.com.br)
  • Você sabia que a Epcot, originalmente não ia ser um parque temático, e sim uma cidade futurista planejada? Isso pode ser observado na própria sigla EPCOT - Experimental Prototype Community of Tomorrow - Protótipo Experimental da Comunidade do Amanhã. Após a morte de Walt Disney o projeto mudou de rumo e acabou tornando-se o atual parque que conhecemos. Se você andar na atração Tomorrowland Transit Authority da Magic Kingdom, em determinado momento do percurso, pode-se ver uma maquete dos planos originais da cidade EPCOT. Aliás, o que atualmente é esta própria atração T.T.A., iria ser de fato, parte do sistema de transportes da cidade. Curiosamente, a Disney acabou criando uma cidade planejada, hoje em pleno funcionamento e com vários moradores. É a cidade de Celebration. Porém ela nada tem a ver com os planos originais da Epcot.





*Texto de autoria de Marlon e retirado do site viagemlegal.com




Quer conhecer a Disney? A Ricanato Viagem e Turismo leva você! Contate-nos ou faça-nos uma visita!