sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Parque Estadual do Cantão no TO


O Parque Estadual do Cantão é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. O Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e do Côco, apresenta mais de 800 lagos e uma  área de transição ambiental entre o Cerrado e Floresta Amazônica. 
O Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção. Seu estado de preservação, sua função como recurso para a alimentação e berçário para a reprodução de abundantes populações de peixe do médio Araguaia colaboram ainda mais para a justificativa da importância de sua existência.
     De acordo com estudos realizados o PEC(emenda constitucional) detém cerca de 44 espécies de mamíferos, 316 de aves, 22 de répteis, 17 de anfíbios, 56 espécies de peixes e 134 espécies de plantas vasculares. Outras 53 espécies de aves e 6 de mamíferos foram registradas no entorno do PEC, porém não exatamente em seu interior.


 Localização: encontra-se na região centro-oeste do Estado do Tocantins, a uma distância de 260 quilômetros de Palmas, capital do Estado. Está situado ao norte da Ilha  do Bananal.











O Parque desenvolve atividades que podem ser feitas em harmonia com a natureza, tais como:
- Pesquisa científica;
- Acampamento e recreação na temporada de praias;
- Trilhas monitoradas.
Por se tratar de uma unidade de conservação de proteção integral, são proibidas atividades como pesca, caça e coleta de material como ovos, plantas, desmatamento ou queimadas.

O Parque Estadual do Cantão possui o Programa de Educação Ambiental, onde são desenvolvidas diversas atividades como palestras, cursos de capacitação, oficinas, mostras de vídeo, trilhas monitoradas, campanhas de sensibilização e orientação.

O público alvo para o programa de educação ambiental são professores, alunos e a comunidade em geral.




Adaptado de areasprotegidas.to.gov.br e cantao.to.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário