sábado, 26 de novembro de 2011

Ilha do Bananal: a maior ilha fluvial do mundo é no TO


A maior ilha fluvial do mundo se encontra no Tocantins. Ao todo, ocupa um espaço de 20 mil Km² de extensão, considerado um dos santuários ecológicos mais importantes do país, onde convivem os ecossistemas de cerrado e floresta Amazônica.
Em seu território pode ser vista uma rara diversidade de animais e plantas. Quanto a fauna encontra-se a onça-pintada, boto, garça-azul,tartaruga da Amazônia, etc. Quanto à flora, você pode observar tanto orquídeas terrestres e ipês quanto as espécies típicas de matas ciliares e regiões alagadiças.
Grande parte da ilha está dividida em duas áreas de reserva ambiental: o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia, que abriga indígenas das etnias Carajás e Javaés. 
A ilha se localiza entre os rios Araguaia e Javaés e fica com até 80% de sua área inundada no período de chuva, de setembro e março.
Infelizmente o lugar tem pouco suporte aos turistas, além de ser de difícil acesso. O melhor meio é o uso de barcos, porém, por se tratar de área de preservação, todos os barcos necessitam de autorização do IBAMA. Da mesma forma, para a visitação das tribos indígenas locais, é preciso autorização da FUNAI.
Apesar de toda a dificuldade, o esforço é compensado pelas maravilhosas praias formadas as margens do Rio Araguaia.


Praia na Ilha do Bananal, no Rio Araguaia

Mapa do Tocantins, observe a Ilha do Bananal no canto inferior
esquerdo do estado
Praias ao norte da ilha
Não perca a oportunidade de conhecer a Ilha do Bananal, essa maravilha da natureza e do nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário