quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dia das Bruxas: O potencial turístico mal-assombrado de São Paulo


A cidade de São Paulo sempre teve interessantes histórias de edifícios mal-assombrados. Tais locais têm chamado a atenção dos turistas.


O CASTELINHO DA RUA APA

Castelinho em 1920

Castelinho hoje. O retrato do abandono que aumenta o medo de quem passa por ali
Construído em 1912 no cruzamento da Rua Apa com a Travessa da São João número 236 (A soma dos números 2,3, e 6 é 11, o número da magia e do sobrenatural da numerologia. O castelo localiza-se numa bifurcação, elemento comum em rituais de magia negra) pela rica família Guimarães dos Reis.

Ficou famoso após três assassinatos ocorridos em seu interior na mesma noite. Até hoje não se sabe quem matou os irmãos Armando e Álvaro Guimarães dos Reis e sua mãe Maria Cândida dos Reis. A polícia foi incapaz de solucionar o crime e deu o caso como encerrado. Como foi possível um suicídio sem arma do crime? Se foi um crime passional, porque ouve o segundo disparo que atingiu a mãe? Não há resposta para essas perguntas.

Depois do fato quem mora ou passa pelo local diz ouvir gemidos e barulhos de correntes. O comediante Ankito já morou no local, e certa vez disse em entrevista que era muito comum os barulhos de corrente. A diretora da ONG sediada atualmente no Castelinho também disse ao Linha Direta Justiça da Rede Globo, que inclusive já tinha visto um dos irmãos Reis, e que “ele” não teria dito nem uma palavra sequer e sumiu.


EDIFÍCIO JOELMA

Edíficio Joelma. Hoje, rebatizado de Praça da Bandeira
(FOTO:Além da Imaginação)

Foto tirada na gravação do filme 23° andar. A sombra ao lado direito 

causou grande espanto. Coisas estranhas aconteciam durante as 

gravações segundo relatos da equipe
O edifício em chamas

Cena do filme, onde Volquimar (Beth Goulart) aparece
no banco de trás de um táxi e conta para a mãe que o
irmão achou seu corpo.


No dia 1º de Fevereiro de 1974 um curto-circuito no sistema de ar condicionado causou o famoso incêndio no prédio e matou 187 pessoas. O edifício tinha 25 andares, 10 de garagem e o resto estava alugado ao Banco Crefisul de Investimentos na época do acidente.

A personagem mais famosa da catástrofe foi Volquimar Carvalho dos Santos, que virou tema de filme (interpretada por Beth Goulart) baseado no livro Somos Seis, psicografado por Chico Xavier. O irmão de Volquimar teria encontrado seu corpo no necrotério e não teria dito a mãe. A vítima teria aparecido para a mãe e contado a omissão do irmão.

Treze pessoas que tentaram escapar do incêndio pelo elevador morreram carbonizadas em seu interior. Estes corpos foram enterrados lado a lado em um cemitério de São Paulo e hoje são conhecidos como as ‘treze almas’.  O coveiro do cemitério de São Pedro disse ao Linha Direta Mistério, que chegou a jogar baldes de água sobre os túmulos para que parassem os gritos vindos deles.

CURIOSIDADE: O Edifício foi construído no local onde anos antes um homem construiu um poço, matou sua mãe e suas irmãs e as jogou lá dentro. O crime ficaria conhecido como o crime do poço. Paulo Ferreira Camargo, o autor dos crimes, se suicidou enquanto os bombeiros escavavam o poço. Um dos bombeiros morreu por infecção cadavérica.



Há diversos tours por estes e por vários outros locais considerados mal-assombrados em São Paulo. Só de conhecer essas histórias, como fizemos agora, já passamos a sentir vontade de conhecer e se arrepiar com esses lugares.

Siga-nos no Twitter @Ricanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário