terça-feira, 29 de novembro de 2011

Texto e Infográfico sobre o Rio Araguaia, CONHEÇA!





O Rio Araguaia (Rio das Araras Vermelhas em tupi)  nasce no estado de Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas.Em seu percurso, tem-se um dos mais ricos e variados ecossistemas do Brasil, terras cuja biodiversidade engloba os biomas do Cerrado e da Amazônia. 
O rio faz a divisa natural entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins(formando o famoso Bico do Papagaio do nosso estado quando se encontra com o Rio Tocantins) e Pará. Possui uma extensão de 2.114 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Porém vem sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória que tem diminuído o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova. Com mais de 2 mil quilômetros de extensão e riquezas naturais inesgotáveis, o rio é um dos mais belos do país, que serve de pano de fundo para a nova novela das seis.
Nasce entre os buritis, no alto da serra do Caiapó, e logo se transforma na divisa entre Goiás e Mato Grosso. E sempre nessa sina de ser rio-fronteira, segue adiante marcando também os limites entre os estados de Tocantins e Pará. Só então, depois de percorrer 2.115 km, é que ele deságua no irmão, o rio Tocantins.
Mutante, o Rio Araguaia tem seus contornos alterados durante o ano, esculpidos ora pela seca, ora pelas chuvas. Quando suas águas baixam, ganha praias belíssimas e ares de balneário; quando transborda, inunda tudo, se alarga.
Em seu percurso, tem-se um dos mais ricos e variados ecossistemas do Brasil, terras cuja biodiversidade engloba os biomas do Cerrado e da Amazônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário